quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Impunidade




Caso Renan Calheiros.

Mais uma pizza para ser engolida a seco pelos brasileiros. É um completo descaso para com o eleitor, o cidadão, o contribuinte, permitir que alguém, após tantas negociatas comprovadas e atitudes indignas de um legítimo representante do povo, continue neste cargo. Impunidade! Eis a palavra perfeita! E é exatamente por causa da impunidade que coisas desse tipo acontecem. O primeiro faz e acontece e, permanecendo impune diante de todos os atos, serve de exemplo (péssimo exemplo) para outros corruptos se esbaldarem em cima de nós, tolos eletores que não sabem usar sua única arma: o voto. Riem de nós, tripudiam sobre nossos cadáveres, brindam à nossa idiotice. E ainda existem os medíocres de "cima do muro". Sim, porque abster-se do voto é ficar em cima do muro. Esses são os piores. Aprendi desde criança com minha mãe, que devemos tomar sempre uma posição; termos uma opinião; honestidade com as próprias escolhas. Quem está em cima do muro, não está de lado nenhum. Tenho um amigo que diz que "quem não está com ele, está contra ele". A Verdade é que quem não definiu suas escolhas, no mínimo, está esperando o que lhe convier e isso não é honesto nem boa índole.

Aí eu fico aqui pensando como sou incapaz, tão pequena diante de coisas como essa... Mas lembro-me da história do bem-te-vi:

Havia um incêndio na floresta e todos os animais corriam tentando salvar a própria pele. Mas algo chamava a atenção de todos. Um bem-te-vi voava do rio ao fogo incansavelmente. Ele ia até o rio, enchia o bico de água e voltava para pô-la no fogo na tentativa de apagá-lo. Então, o leão, rei da floresta, chegou para o pássaro e perguntou porque ele fazia aquilo se de nada adiantaria. E, sabiamente, o bem-te-vi respondeu: "sei que sozinho não apagarei este fogaréu, mas estou fazendo a minha parte. Quem sabe não sirvo de exemplo e outros me ajudam?!"

Deixo para vocês um questionamento:

Você está fazendo a sua parte???

11 comentários:

  1. O principal problema no Brasil, na minha opinião: política.

    E sou obrigada a discordar de ti no negócio de ficar em cima do muro. acho que tudo tem dois lados, mas nao gosto de generalizar nada, e no assunto política eu sou tão... sabe, fria, tenho tanta raiva, que até eu, a pessoa que mais entende os dois lados me sinto na obrigaçao de ficar no lado certo...

    beijo! =)

    ResponderExcluir
  2. Manifestei minha opinião sobre o assunto num outro blog que tenho que talvez você não tenha visto. o "By Osc@r Luiz." Uma proposta diferente do Flainando na Web.
    Se não vales a pena conhecê-lo pelo que eu falei do Renan, talvez valha a pena pelo menos ver como o blog é, já que agora tem link para o "Meu Infinito Particular" nele.
    Se não gostar, me avise que eu retiro os links dos dois, tá?
    Beijo e uma boa tarde pra você.

    ResponderExcluir
  3. Olha amiga, são poucos os brasileiros que fazem a sua parte. A maioria não tem uma mente politisada, acha chato o assunto, tem raivinha e muitas vezes não sabe nem do que está falando.
    O fato é que a população ainda não atentou para o fato de que se essa postura "braços cruzados, cara amarrada" permanecer, sempre existirão os calheiros da vida.

    Boa reflexão essa tua.

    E pra completar a baixaria quem sai no lucro é a amante dele, a mônica veloso, que tá saindo na playboy...
    E vai ter gente que vai comprar, vc duvida?

    bjs!

    ResponderExcluir
  4. nossa me identifiquei muito com os textos! encantadores :)
    depois, se você quiser, dá uma passada no meu fotolog.
    beeijo

    ResponderExcluir
  5. "Riem de nós, tripudiam sobre nossos cadáveres, brindam à nossa idiotice. "

    Exatamente. Nossa realidade é delicada demais, o que torna difícil qualquer escolha, anular voto é anular também a possibilidade que cada um tem de TENTAR fazer diferente. Não será mesmo possível escolher uma boa maça em uma macieira estragada, mas optemos pela que menos mal nos causará. Infelizmente muita gente deixa essa escolha ser tomada pelos outros e temos resultados como esse.
    Mas resta a nós continuar tentando...

    Obrigada pela visita no blog, também havia notado a coincidencia dos nomes.
    Gostei muito do seu também. Posso add?

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Depois que o Renan disse: "Se eu cair vai sobrar pra muita gente". Sinceramente não esperava outra sentença. Até por que, lembra do Severino? Não deu em nada.

    Como eu escrevi, eis ai o patriotismo, ninguém faz nada. Ou quase ninguém.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito de política, mas esse assunto me deixo tão chateado que eu não quis nem comentar, porqe se não eu ia ter que usar muitos adjetivos pra terminar o meu post. Fora as falcatruas que o pt fez, que o lula permitiu, mas o senado foi demias, uma instituição tão forte, tão balanceada, lá todos são iguais. São Paulo tem o mesmo numero de senadores que o Amapá... Uma instituição que deveria ser levada sem essa promiscuidade elevada. Agora o pior foi o pt votar no conselho de ética a favor do Renan só pq o voto era aberto, e depois no plenário com voto fechado, Deu seus votos a favor do ladrão!

    ResponderExcluir
  8. Essas coisas me deprime profundamente.
    É uma vergonha, parece que quanto mais meche, revira... mais sujeira e falta de vergonha aparece...
    é muuuito triste mesmo que isso aconteça em um país como o nosso, bonito, rico de natureza, com o idioma mais lindo que existe... pena de verdade.

    E são poucos mas bem poucos que fazem sua parte...infelizmente.

    Mas confesso que sonho que um dia, isso poder mudar, quem sabe. Estou, ao menos tentando fazer minha parte, quem sabe né ;)
    Bjs amiga!!!

    ResponderExcluir
  9. é triste, é deprimente e é revoltante ao mesmo tempo, saber que um indivíduo como o Sr. Renan foi absolto de crimes comprovados...E o que mais dá nos calos é saber que ele teve a cara-de-pau de dizer que era inocente, e que não renunciaria...

    Tragam as bombas e os molotovs, ou quem sabe, os posts de protesto mesmo, esses bem mais efetivos e belos, eu diria...

    Gosto de saber que pessoas assim se empenham e não se calam diante de tamanha barbárie.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu estou tão revoltada, tão abestalhada, tão injuriada, tão triste, ultrajada, civicamente humilhada... que confesso que me sinto impotente... e não faço ideia de como ser passarinho neste momento em que só vejo lama e podridão...
    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  11. Estamos fazendo nossa parte!
    se a boca n~ao grita, os dedos não calam!

    sopros de luz!
    =*

    ResponderExcluir

Fale quando tuas palavras forem tão doces quanto o silêncio!