quarta-feira, 18 de agosto de 2010

DISCURSO DE FORMATURA

GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM VOCÊS MEU DISCURSO DE FORMATURA.

Estamos aqui concluindo mais uma etapa em nossas vidas. É nesse instante que, em nossa mente, passa um rápido filme de nossos momentos na faculdade. E, fazendo uma comparação de calouros para concludentes, vemos o quanto nós crescemos. Crescemos em conhecimento, em experiência de vida, como cidadãos e como pessoa humana.
Hoje, despedimo-nos da vida de estudantes para sermos profissionais. Partimos para uma carreira, cheios de ideias, de metas e de sonhos. Somos convidados a sermos adultos, protagonistas da história da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso país. Alguns de nós, possivelmente, também tomaremos parte na história de outros países, mesmo que, por um breve período.
Caros colegas, embora nem todos deem a devida importância a esse momento, tenham a certeza de que este é único em nossas vidas. É a conquista de uma batalha. É a realização, para muitos, de um sonho. Cada um de nós aqui presente tem uma história para contar. Ao olharmos o sorriso do colega ao nosso lado, nem imaginamos as dificuldades que ele passou para chegar até aqui. Hoje, porém, formamos um só coração cheio de orgulho e de felicidade.
A partir de agora, é um caminho novo que tomamos. Temos a teoria, a garra e muitos sonhos. É hora, então, de construirmos o nosso futuro. Partimos para uma nova etapa em nossas vidas. Uma batalha a cada dia para sermos profissionais competentes, compromissados e reconhecidos. Para, daqui a algum tempo, podermos nos dizer “realizados”. Porém, não cessa aqui, a nossa necessidade de aprender. Proclamo as palavras de um dos gurus da Administração, Peter Senge -“O futuro das organizações - e nações - dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente." Este é um desafio. Não só de aprender, mas de aprender coletivamente. Porque não vivemos sozinhos. Somos uma sociedade na qual dependemos uns do outros. Peter Drucker, famoso por fazer de qualquer negócio um sucesso, certa vez, disse: “Sou o que sou porque me cerco de pessoas mais competentes do que eu.” E, nessa nossa caminhada, certamente, encontramos e encontraremos essas pessoas pelo caminho.
Volto ao meu momento atual e me lembro da lista enorme de agradecimentos que temos a fazer. Dizer obrigado é muito pouco para tão importante participação daqueles que estiveram sempre ao nosso lado nos momentos bons e nos mais difíceis. Porém, é a palavra mais adequada!
Obrigado, ó Deus, pela oportunidade, pela força, pela coragem, pelo discernimento e pela vitória. Como disse o profeta Samuel em 1° Samuel 7:12 “Até aqui nos ajudou o SENHOR”, e muito mais ele fará, se permitirmos.
Obrigado aos nossos pais ,que estiveram e estarão, incondicionalmente, ao nosso lado. Eles são nosso porto seguro. Nosso ponto de partida e de chegada.
Obrigado aos nossos mestres, que nos acompanharam, sendo nestes anos de faculdade, também nossa família e que nos passaram conhecimentos e conselhos valiosos que servirão para toda a nossa vida.
Aos nossos colegas, que se transformaram em amigos, companheiros de batalha, presença constante e abraço acalentador.
Obrigado a todos os que fazem a Faculdade Católica Rainha do Sertão que, direta ou indiretamente, contribuíram para a nossa formação.
Obrigado a todos os amigos, aqueles que estiveram ao nosso lado, apoiaram-nos, enfim, participaram da nossa história acadêmica.
A todos vocês, o nosso muito obrigado!

A partir daqui, seguiremos caminhos diferentes, porém certos de que buscaremos o nosso crescimento e o da nossa gente.
Avante, amigos! Somos o futuro dessa Nação! Somos o sal da terra e a luz do mundo, como bem nos definiu Jesus Cristo no livro de Mateus. Sem sal e sem luz, o mundo não será nada.
Concluo com palavras do poeta português Fernando Pessoa:
“Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho na essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.”

Adryana Araújo

Um comentário:

Fale quando tuas palavras forem tão doces quanto o silêncio!